Bernuças



A Bernuça é um personagem do Boi-de-Mamão, do folclore catarinense e adorada por todas as crianças. Com materiais reciclados é fácil de se fazer uma para brincar, pois a mão da criança se encaixa como num boneco, abrindo e fechando a boca e fazendo um barulho gostoso.


Materiais:
Cones vazios de linha ou lã para máquina, que devem ser cortados ao meio.
Retalhos de tecidos diversos, também cortados em forma cônica.Caixas de cereais, amido, etc, para fazer a parte interna da boca, que deverá ser papietada (coberta com pedaços de papel colados) para fortalecer e provocar o barulho. Pintar com tinta acrílica, guache misturado com cola ou plástica.A pintura deve ser bem colorida e chamativa, como a Bernuça.Retalhos de malha sanfonada ou ribana (pode ser de roupas velhas, gaitas de moletons...), servem para costurar o corpo e depois colar nos cones. Para a boca abrir, corta-se as laterais da gaita. Decore com botões, lantejoulas, miçangas, e é só se divertir! E nem precisa ser criança para se divertir.

Comentários

Oi, amei as bernunças, nossa região tem um folclore muito rico, que deve ser mostrado as próximas gerações. Seu trabalho é muito rico. Amei seus blogs. Beijo. Fique com DEUS.
Aguardo tua visita tá.
http://arlenebbs.blogspot.com
Até mais....

Postagens mais visitadas